LEIS E REGRAS DO CLÃ
O Código da Cachoeira
O Makka-Kuh possui um conjunto de leis e normas que orienta o seu funcionamento. As 13 leis são a base de tudo, as mais importantes. As infrações do clã estão descritas em um código à parte. As tradições são regras menores, desenvolvidas com o tempo e mais específicas e flexíveis, embora também devam ser seguidas.
1ª Lei: Respeito e bom-humor são as bases do Clã. Nenhuma delas deverá ser perdida.
2ª Lei: É responsabilidade de cada membro manter seu equipamento dentro de nossas Regras de Segurança para Equipamentos. Armas fora do padrão e negligências na manutenção são inaceitáveis e passíveis de veto e punição.
3ª Lei: Para participar do Clã é preciso ter 12 anos ou mais. Membros entre 12 e 16 anos devem ser orientados por um membro maior de idade e autorizados por seus pais/responsáveis.
4ª Lei: Os membros do Clã devem ser sempre honestos, especialmente quando forem atingidos em combate.
5ª Lei: Todos são responsáveis pela segurança e integridade física do próximo e pela própria.
6ª Lei: Todas as atividades do Clã iniciam com nosso grito de guerra.
7ª Lei: Ninguém está livre de brincadeiras e momentos engraçados por aqui. A melhor maneira de lidar com isso é se acostumar e entrar na diversão também!
8ª Lei: Todos os membros têm a responsabilidade de preservar a reputação do Clã e nunca fazer nada que possa prejudicá-la.
9ª Lei: Todos os membros devem contribuir para a manutenção da estrutura do Clã da maneira que puderem.
10ª Lei: O Clã não busca lucrar financeiramente, mas pode levantar fundos para sua própria manutenção e aprimoramento.
11ª Lei: O Clã não possui associações de natureza política ou religiosa.
12ª Lei: O Conselho Primata Ancião é encarregado da administração do Clã. Grandes decisões são tomadas por meio de votação em assembleias, onde cada membro tem o direito de expressar sua opinião.
13ª Lei: É responsabilidade de todos os membros conhecer as regras do clã, e o não cumprimento delas pode resultar em punições.
Infrações e punições
O que é proibido? Quais as infrações, onde e como elas se aplicam? Tudo está listado no apêndice de infrações do Código da Cachoeira.
Simbolos do clã
Bandeira:
Nome completo: Protetores da Cachoeira do Makka-Kuh
Grito de Guerra: 1ª voz: Makka! | Outras vozes: Kuh! (gritado)
Cores: Preto (fundo), branco e dourado (detalhes)
Lema: Honra, Respeito e Zoeira

Tradições do clã
As tradições são regras menores, que adquirimos ao longo dos anos e que tem muito peso e orientam o futuro do clã, sem esquecer do seu passado e sua união. Segue a lista de tradições:
-
Assembleias Gerais
Quem participa: Todos os membros.
Função / Significado: Garantir a democracia e cumprir a 12ª Lei do Clã.
Quando ocorre: Tradicionalmente, no 1º sábado de julho e de dezembro.
Assembleias são reuniões semestrais onde todos os membros podem enviar pautas para serem debatidas. Também é o momento de prestação de contas do Conselho Ancião e de montagem do calendário semestral.
O responsável por sua organização é o 1º Conselheiro. Tudo o que for decidido deve ser registrado em ata, que será enviada aos membros posteriormente. As decisões votadas em uma assembleia são a autoridade máxima do clã e devem ser cumpridas. Os votos de todos os membros tem o mesmo valor, independente de patente ou tempo de clã. Membros civis são permitidos a falar em assembleia, mas não possuem direito de voto.
-
ELEIÇÕES
Quem participa: Todos os membros ativos podem votar, maiores de 18 podem ser votados.
Função / Significado: Garantir a democracia no clã.
No Makka-Kuh, a democracia é exercida diretamente pelos membros filiados ativos. As eleições para Shogun e Primeiro Conselheiro ocorrem no final do ano, enquanto as eleições para os demais membros do Conselho Primata Ancião acontecem no meio do ano. Os mandatos têm a duração de um ano, sem limites para reeleição. Todos os membros maiores de idade podem se candidatar aos cargos. Os cargos de Arauto, Mestre do Arsenal, Oficial Tático, Mestre de Festivais e Senescal são eleitos no meio do ano, enquanto Shogun e Primeiro Conselheiro são eleitos no final do ano.
Se o Shogun deixar seu cargo, o 1º Conselheiro assume como novo Shogun. Se algum outro cargo do Conselho ficar vago, incluindo o de 1º Conselheiro, o próprio Conselho designará alguém para ocupar a vaga até a próxima eleição, que geralmente ocorrerá na próxima assembleia, a menos que haja circunstâncias excepcionais.
Todos os membros de qualquer patente podem votar, mas o voto não é obrigatório. As eleições serão por maioria simples dos presentes nas assembleias, havendo segundo turno somente em caso de empate de primeiro lugar.
-
TRAJE CERIMONIAL
Quem pode ter: Qualquer membro do clã.
Função / Significado: Simboliza sua identidade enquanto membro do clã e te deixa bonitão nos eventos.
O traje cerimonial é uma vestimenta confeccionada para ser utilizada em solenidades. Este traje é deve ser feito de acordo com as regras descritas abaixo e é obrigatório para os nível Jozai ou superiores:
- O traje deverá ser preto, com decoração (caso haja) predominantemente em dourado ou branco (as cores do clã).
- O traje deve conter o brasão do clã na parte da frente e a a marca de patente do membro conforme a regra.
- O traje deve cobrir o torso e pernas (mesmo que parcialmente). Não é permitido um traje que não inclua camisa ou similar. Cobrir os braços, a cabeça ou adicionar peças de armadura são opcionais, desde que respeitem os limites de equipamento.
- Nenhum traje deve ser criado com a intenção de prejudicar a imagem do clã ou ser considerado vexatório.
- Um traje deve poder ser utilizado livremente em combate, sem comprometer sua mobilidade e agilidade.
-
Surra comemorativa
Quem pode participar: Qualquer membro do clã.
Função / Significado: Comemorar seu mérito, mas lembrar ao vencedor que ele não é maior do que o clã.
O combatente ficará no centro do círculo, desarmado, enquanto todos os membros o saúdam com uma genuflexão. Em seguida, todos os atingem, sem força e evitando pontos sensíveis, com golpes de armas. Ao final, os arqueiros atiram uma leva de flechas no alvo.
Isso é feito se um membro foi vitorioso em um campeonato, torneio, disputa ou fez algo digno de tamanho mérito que o clã deverá reconhecer sua habilidade. No seu aniversário ou no primeiro treino após esse, cada membro também ganha uma surra comemorativa ao som de "Parabéns pra você".
-
CERIMÔNIA DE DESPEDIDA
Quem participa: Qualquer membro que esteja deixando a cidade.
Função / Significado: "Sentiremos falta de lutar com você".
O clã faz uma linha, onde aquele que se despede ficará a frente, a alguns passos. Um a um, cada membro se aproxima, cumprimenta com uma genuflexão e então desfere dois golpes naquele que está saindo. A tradição é que este não se defenda. Segue-se de um abraço de despedida ou aperto de mão.
Ao final, há uma salva de flechas que tem o membro como alvo.
-
ROTAÇÃO DE LegiÕES
Quem participa: Nível Bushi ou superior.
Função / Significado: Garantir que todos aprendam a utilizar todos os estilos e armas.
Você não precisa treinar somente na sua legião. Uma vez por mês é permitido que o você treine com outra divisão. Para isso é preciso que o membro em questão não tenha faltado nenhum dos últimos 4 treinos.
Além disso, quando estiver visitando, independente da patente, o visitante não tem poder hierárquico sobre nenhum dos membros da legião que visita.
-
Membros Civis (Não Combatentes)
Quem são: Pessoas que não treinam e lutam nossos combates, mas fazem parte da família.
Os não combatentes que frequentam o clã e auxiliam nas tarefas do nosso cotidiano são parte essencial de nosso clã. Diferente dos membros combatentes, não há uma contagem de tempo específica para ser considerado um membro civil; isso vai mais de sua relação com o clã e com seus membros. Parceiros e membros das famílias dos membros combatentes podem ser considerados civis, se possuírem contato direto com o clã. Não serão considerados civis os ex-membros ou membros de outros clãs (estes podem, eventualmente, se tornar membros honorários).
Civis não possuem patente ou legião, mas devem seguir as 13 Leis e as regras do grupo dentro daquilo que for possível, principalmente quando estiverem representando o clã. Civis podem se expressar em assembleias, mas não podem votar ou ocupar cargos dos Conselhos de Guerra ou Ancião. Civis não participam do grupo principal do Whatsapp, mas é permitido que ganhem perfis no Mural da Glória como uma honraria, quando ativos e presentes a muito tempo e por vários serviços prestados ao clã.
-
Mural da Glória
Função: Para que todos os feitos sejam eternamente lembrados.
O Mural da Glória é uma sessão do site do Makka-Kuh onde são gravados todos os feitos notórios dos guerreiros do clã desde o início. Estes feitos devem permanecer ali até o fim dos tempos!
Regras do Mural:
-
O guerreiro é reconhecido por apelido junto ao clã. Caso este não possua um, o Arauto designará um título provisório.
-
O Mural sempre terá um texto zoado, escrito pelo Arauto ou pessoa por ele designada.
-
O Arauto poderá vetar uma foto ou título vexatório à imagem do clã ou de má qualidade estética.
-
Membros inativos serão marcados como tal. Se permanecerem inativos por períodos excessivamente longos, serão movidos para o fundo do Mural.
-
Honrarias são lembranças de realizações executadas em nome do Clã.
-
O Arauto é responsável pelo Mural, tendo palavra final sobre seus assuntos.
Como entrar para o Mural:
-
Realizando um ato notório ao clã (Votado pelo Conselho Ancião como tal);
-
Recebendo atingindo a patente de Tozama;
-
Recebendo uma honraria de qualquer tipo.
Tipos de Honraria:
Destaque de Melhor: Considerado por seus pares e oponentes como o melhor destacado em algo, durante um evento de swordplay.
Dragonslayer: Derrotar sozinho um dragão, no Treino Anual do Dragão.
Invasor: Fazer estragos consideráveis atrás da parede inimiga, durante o evento anual "Jogos de Guerra do Makka-Kuh".
Quebrador de Ninhos: Quebrou um número considerável de ovos, no Treino Anual do Dragão.
Peregrino: Representar o Makka-Kuh em evento de swordplay (de anime não conta) fora do estado do Tocantins.
-
Membros honorários
Função: Demonstrar nosso apreço por alguém que já é praticamente da família.
Títulos de membros honorários são concedidos a pessoas que, através de suas ações, ganharam não apenas o coração do Makka-Kuh, mas se integraram ao nosso espírito como parte da nossa família. Esses membros podem ser membros de outros clãs e entendesse que sua lealdade ao Makka-Kuh virá em 2º lugar, em caso de eventos ou conflitos, mas ainda se espera que mantenham a postura condizente a honraria que receberam.
Membros honorários são escolhidos pelo Conselho Ancião e são mantidos no Mural da Glória. Esse título também pode ser revogado pelo Conselho.
Apadrinhamento
O apadrinhamento é um vínculo oficial entre um novato e um veterano, onde o veterano se compromete como tutor do menos graduado. Sua função é ensinar a ele sobre como o Clã funciona e garantir tanto o seu aprendizado de combate como o cumprimento das regras e tradições. Esse sistema faz parte do processo de aprendizado e se reflete no histórico dos padrinhos, que conta para progressão de patentes.
-
Para se tornar padrinho de alguém, o veterano deve ser da patente de Tozama ou maior.
-
No momento de apadrinhar, o padrinho deve ser duas patentes acima do apadrinhado. Ex.: Tozamas podem apadrinhar koshos; Jozais instruem bushis...
-
Caso um apadrinhado progrida de patente em um ritmo diferente de seu padrinho, o laço não será rompido.
-
Apadrinhar é algo voluntário (não obrigatório) e que pode ser terminado a qualquer momento, seja pelo tutor ou pelo tutorado.
-
É responsabilidade dos Daimyos e do Conselho de Guerra acompanhar e coordenar o sistema de apadrinhamento.
-
Padrinhos devem dar bom exemplos e respeitar seus apadrinhados. O descumprimento disso pode se enquadrar como abuso de autoridade.
-
Quer apadrinhas alguém? Fale com o Oficial Tático.
São responsabilidades do padrinho:
- Ensinar sobre as regras e tradições do Clã.
- Acompanhar o desenvolvimento de seu apadrinhado, o que inclui o treinamento com armas.
- Zelar pela conduta do apadrinhado, orientando a não cometer comportamentos ruins ou infrações.
IMPORTANTE
O apadrinhado ainda executa os treinos comuns, incluindo os 3 primeiros treinos (conhecidos como treino de novatos) e ainda pode ser auxiliado normalmente por outros veteranos. O padrinho não é "dono" dele, mas um incentivo para que o novato se integre mais ao Clã e possa progredir melhor.