top of page

O QUE É SWORDPLAY?

O swordplay é uma modalidade esportiva que simula combates marciais medievais, de forma segura, divertida e saudável, e  ser praticado em combates de um contra um (duelos) ou em grupo (massivas). O equipamento simula armas (espadas, machados, arcos...) ou defesas (escudos e armaduras), feitos de materiais que não causam dano, normalmente cano, papelão e espuma, para não machucar o adversário.

Ao contrário do que muitos imaginam, o swordplay não tem nada de violento. O esporte valoriza a habilidade ao invés de força; a agilidade e técnica, ao invés de brutalidade. As modalidades em grupo prezam por disciplina, estratégia e trabalho de grupo, valorizando o espírito de equipe e o companheirismo. Além disso nenhum contato corporal é permitido. Os ataques só podem ser executados com as armas, não permitindo socos ou chutes.

 

Grupos organizados de swordplay são chamados de "clãs" e podem possuir divisões internas, chamados de "legiões", "tropas" ou "guildas".  ​A estrutura dos clãs pode variar e muitas vezes é inspirada na hierarquia militar, mas o importante é que os veteranos ensinem e auxiliem os novatos, as tarefas sejam distribuídas. Uma função essencial é a de Ferreiro (ou Forjador), nome dado aos membros com maior aptidão para fabricar os equipamentos do clã. Ferreiros normalmente são respeitados por sua habilidade.

No Brasil, o esporte caiu no gosto de grupos de jovens através dos eventos de animes e, uma vez que o cenário é uma referência à fantasia medieval, há uma grande atração do público nerd por essa estética.

Formulário de inscrição

Obrigado!

  • Facebook
  • Instagram

©2023 por Protetores da Cachoeira do Makka-Kuh. Site orgulhosamente criado por Gabriel e Amelia.

bottom of page